segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Estilos de Bonsai


Durante nossas vidas nos acostumamos a ter a companhia das arvores e muitos são os momentos em que elas fazem parte dos lugares onde estamos e passamos. Parece que sua presença causa um certo bem estar nos seres humanos, o que não é nenhum absurdo, afinal as arvores são tão seres vivos como nós e habitaram  a terra durante toda nossa existência.
Não existe critério em arte. É obvio que qualquer árvore, plantada em qualquer recipiente pode ser chamado de bonsai. Mas também deve ficar claro que as semelhanças com formas que já conhecemos a gerações (formas naturais) são mais agradáveis.
Uma das conveniências da classificação dos estilos na arte bonsai é que de alguma maneira nós já vimos vários estilos naturais de árvores ou lugares em que as composições naturais envolvem árvores. Estamos acostumados a vê-las !
As árvores e suas formas particulares nos fornecem modelos do que pode ser um bonsai.
CHOKKAN


Um tronco ereto, vertical, é basicamente o estilo CHOKKAN.
Os galhos devem ser arranjados alternadamente um de cada
lado com o terceiro sempre para a parte posterior da árvore.
Os galhos irão diminuindo de tamanho a medida que ficam mais
altos. É aceita uma pequena inclinação. Árvores mais velhas
poderão ter os galhos rebaixados, enfatizando a idade da
árvore que mostra sentir o peso dos anos que passaram. Para
iniciar na Arte Bonsai todos deveriam começar com este estilo
e, quando tiverem muitos anos praticando voltar a êle.
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MOYOGI - Ereto informal
Esta é uma variação do estilo acima mas com a vantagem
de ser muito mais fácil de desenvolver. A estrutura dos galhos
deve seguir as mesmas condições comentadas acima mas
o tronco fará algumas curvas. Os galhos devem sair da parte
externa das curvas. O visual ficará mais harmônico se o
ápice fizer uma pequena inclinação para frente, assim
como uma reverência ao observador.


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SHAKAN - Inclinado


Shakan, é uma outra variação do estilo CHOKKAN, com a 
diferença de que não é vertical e o tronco poderá ter algumas 
curvaturas ou seja, não é necessário ser reto. É importante 
observar que as raízes devem ter mais força no lado contrário 
da queda da árvore. Isto mostrará que a árvore se adequou 
para sustentar-se. O nebari, que é o ponto de encontro do 
tronco com o solo, é bastante significativo neste caso. 
Observe a figura ao lado. Este estilo ocorre com frequência na 
Natureza.


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HAN-KENGAI - Semi-cascata
Este estilo, Han-Kengai, é facilmente encontrado em 
precipícios montanhosos ou precipícios a beira-mar. Simboliza 
árvores que se agarram a uma face de precipício onde elas são castigadas pela neve e vento.
O estilo cascata é muito popular na China. 
A regra que não ser quebrada é a de que o ponto mais baixo 
da árvore deve estar abaixo da borda do vaso mas, acima do 
fundo do vaso.
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KENGAI - Cascata


O Kengai, tem as mesmas características do Han-Kengai.
O estilo cascata é muito popular na China. Entretanto as 
cascatas japonesas tem a aparência mais suave comparada 
com as dramáticas cascatas chinesas.
A regra que não pode ser quebrada, neste estilo, é a de que o 
ponto mais baixo da árvore tem que estar abaixo da base do 
vaso.
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Na cascata tradicional, o ápice invertido deve estar 
diretamente abaixo do centro do tronco. Veja figura ao lado.






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FUKINAGASHI - Varrido pelo vento


Embora perceba-se neste estilo um dos mais naturais 
apresenta também, por assim dizer, um efeito, drámatico. A 
árvore foi açoitada pelo vento durante muito tempo e seus 
galhos e mesmo seu tronco acompanham a direção do vento. 
Não existem regras para o desenho do tronco ou dos galhos e, 
por isto mesmo, esta liberdade faz com que seja difícil 
apresentar um trabalho harmonioso e agradável.
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Ao lado, na imagem, percebe-se o movimento do vento, 
contínuo. Estas condições são observadas facilmente no alto 
das montanhas ou nas regiões litorâneas.





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BUNJING - Literati


Este estilo objetiva representar a antiga caligrafia chinesa. Parece ser o único estilo que não tem uma representação na 
Natureza. O ponto central deste estilo está no tronco e em 
suas curvas. Os galhos estão limitados a parte final da árvore, 
delicados e sugestivos. O aspecto saudável das folhagens 
mostrará uma árvore bem cuidada. A palavra "Literati, é 
derivada da elite intelectual da antiga aristocracia chinesa. A 
criação deste estilo permite a liberdade de expressão do 
artista mas, é indicada apenas para os bonsaístas que já 
adquiriram o domínio de todos os outros estilos.
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SOKAN - Tronco duplo
No estilo Sokan as raízes (o nebari) são as mesmas para os 
dois troncos diferentemente do que acontece no Estilo SOJU, 
onde as raízes de cada árvore são independentes.
É um dos lindos estilos observados pela comparação que pode 
ser feita de dois parceiros trabalhando juntos. Um casal,  a 
mãe e o filho. Dentro do estilo Sokan, as árvores poderão ter 
as características dos outros estilos como Moyogi, Shakan, 
etc.


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SEKIJOJU - Raiz abraçada a rocha


Este estilo é verificado em beira de rios e locais onde as 
rochas vão sendo desgastadas e deixando as raízes expostas 
que vão se desenvolvendo sobre as mesmas.
É importante neste estilo que as raízes estejam bastante 
firmes na rocha e de forma natural. A árvore por si pode ter 
qualquer estilo, embora fique menos agradável o Estilo 
Vassoura (Hokidashi) e o Ereto formal (Chokkan).
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HOKIDACHI - Vassoura
Todos os galhos se iniciam a partir de um tronco vertical sendo
subdivididos até seus pontos extremos.
Considerado um dos estilos mais belos é também um dos mais 
delicados no arranjo da fina rede de pequenos galhos que se 
mostram no período do Inverno. Para este estilo as árvores 
decíduas (Caducas) são as mais adequadas por terem, 
naturalmente, estas características.
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YOSE UE - Floresta



Este estilo pode conter a partir de 3 árvores. É importante 
observar que um bosque ou floresta com mais de 7 árvores 
dará mais veracidade ao estilo. A observação do número ímpar 
favorece a harmonia do conjunto. Para quantidades acima de 
21 esta característica (Ímpar) torna-se desnecessária. É 
importante a colocação das árvores de maneira que se 
evidencie a profundidade e perpectiva. Olhando-se de frente 
não se deve deixar que um tronco se interponha a outro.
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NEAGARI - Raiz exposta



É muito comum vermos em nosso País, nos mangues ou em 
beira de rios este estilo mostrado em toda a sua beleza. O 
solapamento das margens dos rios e mangues, pelas águas, vai expondo as raízes criando o Estilo raiz exposta. Quanto mais 
velhas estiverem as raízes, quanto mais dramático for o 
desenho da árvore, mais expressão se consegue no resultado 
deste estilo.
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Fonte e Agradecimentos:
http://www.atelierdobonsai.com.br/
http://www.bonsaikai.com.br/
http://bonsaishiratori.blogspot.com/

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